A equipe de enfermagem do Pensionato São Francisco de Assis é composta por Assistente de idosos, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros.

  O Enfermeiro realiza cuidados de maior complexidade e que exige maior conhecimento científico, desenvolvendo suas atividades junto à pessoa idosa, por meio de um processo de cuidar, que consiste em olhá-la, considerando os aspectos biopsicossociais e espirituais, vivenciados pelo idoso residente e por sua família e amigos. Essa concepção de cuidar prevê a interação das multidimensões do viver da pessoa idosa para promover um viver saudável e ativo, por meio da utilização das capacidades e condições de saúde visando ao seu contínuo desenvolvimento pessoal.

 

Os Assistentes de Idosos realizam ações de natureza simples e repetitivas, planejadas pelo enfermeiro, como: cuidados de higiene, alimentação por via oral, prestar companhia ao idoso, promover movimentação e conforto. Todos sob a supervisão do enfermeiro.

 

Os Técnicos de Enfermagem tem como atividades: observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; prestar e promove cuidados de higiene e conforto; aferir sinais vitais; administrar medicação e realizar alimentação via oral entre outras.